STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Published on 16/08/2022 - 19:50 By Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Isso porque duas ações sobre os combustíveis tramitam na corte. Uma é resultado da ação de 11 estados que ingressaram no Supremo questionando a constitucionalidade da lei que limitou a alíquota do ICMS a 18% sobre combustíveis, energia elétrica, telefonia e transporte público. Além disso, em outra ação, o presidente da república, Jair Bolsonaro, pede que o Supremo limite a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

No início da reunião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, argumentou que a arrecadação de impostos está crescendo e os estados não devem perder receita com o corte no ICMS.

Por outro lado, os estados estimam uma perda na arrecadação anual de R$ 87 bilhões, além de argumentarem que a redução da alíquota do ICMS invade a competência dos estados. O secretário da Fazenda de São Paulo, Felipe Salto, defendeu que já há perda real da arrecadação do ICMS.

O relator das ações sobre o ICMS no Supremo, o ministro Gilmar Mendes, criou uma comissão especial com representantes dos estados e da União para tentar chegar a um acordo sobre o tema. As partes têm até 4 de novembro para encontrar uma solução para o impasse. Caso contrário, o STF vai julgar as ações sobre o tema.

Edition: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Diritti Umani

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Giustizia

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Salute

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Salute

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Salute

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo