Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

Published on 16/08/2022 - 21:57 By Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa lançou um alerta sobre a falsificação do medicamento somatropina 20 miligramas. É um hormônio injetável que estimula e aumenta a altura de crianças e adultos, inclusive em pessoas com deficiência de GH - o hormônio de crescimento.

Muitas vezes a medicação suspeita de fraude tem rótulo diferente do original. Em outros casos, traz na caixa o número de lote não reconhecido pelos próprios fabricantes. Por exemplo: a farmacêutica Merck, que produz a somatropina chamada Saizen diz que nunca fabricou o lote AB000569; já o laboratório Novo Nordisk, que fabrica a somatropina Norditropin, afirma que jamais produziu o lote LK96M38.

Na dúvida, a orientação é entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para conferir se o lote é legítimo.

A Anvisa também emitiu alertas e publicou medidas preventivas de apreensão, inutilização e proibição de comercialização, distribuição e uso dos produtos para cada denúncia recebida. Essas medidas estão na página da agência reguladora na internet. O endereço é gov.br/Anvisa.

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

*Com informações da Agência Brasil

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Salute

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politica

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internazionale

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Generale

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Sicurezza

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo