logo Agência Brasil
Educazion

Prouni: inscrições para o segundo semestre começam dia 30

Baixar
Vitor Mendes * - Estagiário da Rádio Nacional
24/06/2025 - 18:00
Brasília
Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Juca Varella/Agência Brasil
© Juca Varella/Agência Brasil

As inscrições para o Prouni, Programa Universidade para Todos, que são gratuitas, serão abertas em 30 de junho e seguem até 4 de julho e devem ser feitas na página acessounico.mec.gov.br.

De acordo com o edital do processo seletivo do segundo semestre, publicado, nesta terça-feira (24), o resultado da primeira chamada vai ser divulgado no dia 7 de julho, e a segunda em 28 de julho.

A lista dos contemplados pode ser consultada na página do Prouni, no portal Acesso Único.

O programa oferta bolsas integrais e parciais para o ingresso em instituições de ensino superior privadas. Professores da rede pública e pessoas com deficiência também podem concorrer.

Para se inscrever no Prouni, o candidato precisar ter completado o ensino médio; ter participado do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio em 2024 ou 2023; ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não ter zerado a prova de redação.

Os candidatos também precisam atender a pelo menos uma condição, como ter feito o ensino médio em escola da rede pública; ter feito o ensino médio integralmente como bolsista em instituição privada, entre outras.

Caso o candidato escolha concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio. Já para bolsas parciais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.

* Com supervisão de Sheily Noleto