AGU abre consulta pública sobre adesão a tratado internacional

Publicado em 11/03/2020 - 20:56 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Advocacia-Geral da União (AGU) lançou hoje (11) uma consulta pública sobre a eventual adesão do Brasil a um tratado da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado. A consulta é direcionada a pesquisadores, advogados, juízes, promotores e demais operadores do direito.

A norma trata sobre o reconhecimento de sentenças estrangeiras em matéria civil e comercial e prevê normas comuns que devem ser seguidas pelos países signatários para simplificar a execução de decisões em litígios internacionais. As contribuições que forem recebidas pela AGU serão analisadas em um parecer que será elaborado e enviado à Presidência da República para justificar a adesão ou não ao tratado.

Quem tiver interesse em participar da consulta deve enviar um e-mail para o endereço eletrônico internacional@agu.gov.br até 6 de abril. A mensagem deverá conter o título "NUP 00405.021805/2019-52 - chamamento público - contribuição" e terá que discorrer sobre a seguinte questão: "Como os interesses jurídicos dos diversos segmentos da sociedade, da iniciativa privada e das instituições públicas brasileiras são afetadas, de modo positivo ou negativo, com eventual aceitação daquele tratado pelo Brasil?".

Edição: Liliane Farias

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Voltar ao topo da página