Pesquisa avaliará qualidade de vida de profissionais de segurança

Levantamento subsidiará planejamento de políticas públicas do setor

Publicado em 19/05/2021 - 16:13 Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia, nesta quinta-feira (20), uma pesquisa para avaliar a qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do país. O levantamento terá duração de três meses e visa subsidiar o planejamento de políticas públicas que atendam aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

De acordo com o ministério, a pesquisa ficará disponível aos profissionais do Departamento Penitenciário Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e ao pessoal das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares e das Polícias Civis, Técnico-Científicas e Penais nas unidades federativas.

A estimativa é que entre 480 mil e 490 mil profissionais participem da pesquisa.

O link da pesquisa será encaminhado para cada um dos profissionais por e-mail. A participação é voluntária e sigilosa, não havendo qualquer forma de identificação pessoal dos profissionais.

Segundo o Ministério da Justiça, os dados coletados vão fomentar as ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social. Criado em 2010, o programa tem como objetivo valorizar  o profissional da área de segurança, reduzindo os riscos de morte como também atuando na prevenção da saúde durante o exercício de suas relevantes funções.

“Precisamos conhecer as características e necessidades do profissional que está na ponta, trabalhando para proteger a população”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O texto foi ampliado e o título, alterado às 20h45

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias