logo Agência Brasil
Meio Ambiente

Cheias no Amazonas deixam 40 municípios em estado de emergência

Quase 535 mil pessoas já foram atingidas em todo o estado
Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 09/07/2025 - 12:13
Brasília
A girl paddles her canoe through a street flooded by the rising Solimoes river, one of the two main branches of the Amazon River, in Anama, Amazonas state, Brazil May 13, 2021. Picture taken May 13, 2021. REUTERS/Bruno Kelly
© REUTERS/Bruno Kelly/Proibida reprodução/Arquivo

Quarenta municípios do Amazonas declararam emergência por causa das cheias que atingem a maior parte do estado. Outras 15 localidades estão em estado de alerta e Tabatinga, no Alto Solimões, está em estado de atenção, informou a Defesa Civil.

De acordo com o último boletim divulgado pelo governo estadual, quase 535 mil pessoas já foram atingidas em todo o estado e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias é de chuvas intensas, com alerta amarelo de perigo potencial de alagamento, nas regiões norte e centro amazonense, além do Baixo Amazonas.

As chuvas levaram os principais rios da região a uma elevação na cota, mas, de acordo com o Serviço Geológico Brasileiro, as bacias já iniciaram uma tendência de estabilidade e leve descida.

“Em Manaus, o Rio Negro está em fase de estabilidade com rio parado e pequenas oscilações, contudo os níveis são considerados altos e acima do intervalo da normalidade para o mês de julho”, destaca o boletim divulgado nessa terça-feira (8).

De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já foram reconhecidas 33 declarações de situação de emergência e R$ 17 milhões foram aprovados em repasses aos locais atingidos.

“Os recursos da Defesa Civil para as ações de assistência humanitária podem ser empregados para a distribuição de cestas de alimentos, água potável, kits de higiene, colchões e combustível para transporte de equipes e mantimentos”, informou o ministro Waldez Góes.


>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em nota, o MIDR informou que, “além dos impactos sobre as comunidades ribeirinhas, a cheia também afetou o funcionamento de escolas no interior”.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, atualmente, a rede estadual de ensino do Amazonas possui 453 alunos impactados pela cheia dos rios em 4 municípios: Anamã, Itacoatiara, Novo Aripuanã e Uarini.

Os estudantes dão continuidade ao calendário escolar por meio do programa Aula em Casa, que atende aos períodos de seca ou estiagem, quando o ensino presencial é inviabilizado. De acordo com o órgão estadual, “a situação segue sendo monitorada, diariamente, pela Comissão Intersetorial de Crises Climáticas e Impactos Ambientais do Amazonas”.

* Matéria atualizada em 17/07 com o posicionamento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.