Senado aprova indicação de Luiz Edson Feltrim para a diretoria do Banco Central

26/06/2012 - 20h42

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O plenário do Senado aprovou hoje (26) a indicação do matemático Luiz Edson Feltrim, funcionário de carreira do Banco Central (BC), para a diretoria de Assuntos Especiais. Posto recém-criado pelo presidente da instituição, Alexandre Tombini, com o objetivo de fortalecer o relacionamento da autoridade monetária com o cidadão e a imprensa.

Em votação secreta, Feltrim, de 59 anos, teve a indicação aprovada por 49 votos, enquanto cinco senadores foram contrários. Dentre outras funções, ele chefiou o Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) durante 12 anos, e desde maio do ano passado responde pela secretaria executiva do banco. Função que continua exercendo até a posse no novo cargo.

Com a aprovação de Feltrim, a diretoria do BC passa a contar com sete diretores e o presidente da instituição. Colegiado que compõe o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela dosagem da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano até a próxima reunião, agendada para os dias 10 e 11 de julho. O BC tem oito diretorias, mas Luiz Awazu Pereira da Silva acumula Regulação do Sistema Financeiro e Assuntos Internacionais.
 

Edição: Rivadavia Severo