Montoro Filho renuncia à presidência da Fundação Butantan

Publicado em 09/02/2017 - 17:32 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O professor André Franco Montoro Filho renunciou ontem (8) ao cargo de diretor-presidente da Fundação Butantan durante a reunião do Conselho Curador. Em nota, a fundação diz que a renúncia ocorreu por discordância de Montoro ao modelo de gestão proposto pelo conselho.

O cargo será assumido pelo professor Erney de Camargo, que já ocupou anteriormente a função. Ele ficará no cargo “pelo tempo necessário para a realização das alterações estatutárias que formalizam o modelo sugerido”.

Em entrevista à Agência Brasil, Montoro Filho confirmou que renunciou à presidência da fundação por discordar do modelo de gestão apresentado pelo conselho. “Eu saí porque puseram um modelo de gestão que eu não concordava, que dava todos os poderes ao presidente do instituto [Butantan] e tirava poderes do presidente da fundação.”

Segundo ele, a participação da fundação em possíveis negociações foi esvaziada, mas juridicamente a entidade continuaria com a mesma responsabilidade, já que seria responsável por assinar os contratos. “Juridicamente a responsabilidade é de quem assinou. Então quem assinou tem que ter uma participação nas negociações, ter conhecimento, analisar, tem um processo decisório interno, não pode entregar tudo para a diretoria do instituto.”

Ontem, durante a reunião do conselho, Montoro Filho leu uma carta de renúncia na qual destacou medidas tomadas em sua gestão para fiscalizar eventuais irregularidades na entidade.

“Quando eu entrei já havia uma auditoria contratada pelo governo [estadual], que tinha sido feita, e o Tribunal de Contas [do Estado] estava apontando uma série de procedimentos administrativos equivocados. E eu tomei uma série de medidas, corrigi uma série de procedimentos, estabeleci regras, informatizei e fortaleci os instrumentos de controle e de gestão, dando maior transparência e maior eficiência. Coloquei isso como uma realização do período em que eu estive na gestão.”

Texto alterado às 20h42 para acréscimo de informações 

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias