Reunião anual da SBPC começa hoje em Belo Horizonte

Publicado em 16/07/2017 - 15:12 Por Léo Rodrigues – Correspondente da Agência Brasil - Belo Horizonte

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) dá início hoje (16), em Belo Horizonte, à sua 69ª Reunião Anual. O evento, que a cada ano ocorre em um estado diferente, têm como objetivo debater políticas públicas e difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento.

As atividades ocorrerão no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vão até 22 de julho. Os organizadores esperam receber cerca de 10 mil participantes por dia. A reunião da SBPC é considerada o maior evento científico do hemisfério sul.

O tema desta edição é “Inovação – Diversidade – Transformações”. Estarão em destaque debates sobre inovação tecnológica, biodiversidade, biotecnologia, entre outros temas.

A abertura oficial será realizada às 18h. Ao longo dos próximos dias, estarão em discussão assuntos como os novos descobrimentos sobre doenças como zika e chikungunya, o potencial de mutação dos vírus emergentes, os avanços nos direitos territoriais dos povos indígenas, a vigilância nas redes sociais, a reforma do ensino médio e os efeitos da maconha.

São mais previstas 69 conferências, 82 mesas-redondas e 55 minicursos, além de assembleias, reuniões de trabalhos e outras atividades. Com exceção dos minicursos, que têm vagas limitadas, toda a programação é aberta ao público e não há necessidade de inscrição prévia.

Na terça-feira (18), ocorrerá a entrega do 14º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e do 6º Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte. Além disso, cerca de 26 instituições como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais estarão com estandes para apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Haverá ainda a exibição dos pôsteres científicos selecionados para o evento. São 871 trabalhos ao todo. A cada dia, entre 17 e 21 de julho, 174 serão expostos. Haverá premiação dos melhores pôsteres por área de conhecimento.

Criada em 1948, a SBPC dedica-se à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, a entidade tem 127 sociedades científicas associadas, de todas as áreas do conhecimento.

Edição: Wellton Máximo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Profissional de saúde com equipamento de proteção individual
Saúde

Estado do Rio chega a 174 mil casos e quase 14 mil mortes por covid-19

São 1.385 casos e 86 óbitos a mais registrados em 24 horas, desde ontem. Desde o início da pandemia, 155.312 pacientes se recuperaram da doença no estado.

Teste da vacina contra a doença de coronavírus (COVID-19) na Tailândia
Saúde

Bolsonaro assina MP para viabilizar vacina contra covid-19

Vacina contra a covid-19 foi desenvolvida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e está sendo testada no Brasil por meio de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Homem produz máscaras caseiras durante a pandemia do novo coronavírus no distrito de Kreuzberg, Berlin, Alemanha
Saúde

Nova Friburgo vai ganhar Centro de Pesquisa e Inovação em EPIs

Objetivo é garantir qualidade aos produtos feitos no Brasil e dar suporte à indústria para adaptação de linhas de produção, uso de tecnologia e capacitação.

Guilherme Arana revela saudade dos jogos
Esportes

Arana projeta boa estreia do Atlético-MG contra o Fla no Brasileirão

Lateral-esquerdo confia nas qualidades do time para um bom campeonato: juventude e velocidade. O primeiro duelo será no domingo, às 16h, no Maracanã. 

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Geral

STF: teto constitucional incide sobre soma de pensão e aposentadoria

Com a decisão, o valor dos ganhos não pode ultrapassar R$ 39,2 mil, valor do salário dos ministros da Corte, que foi definido pela Constituição como teto.