Filme de realidade virtual permite visita à Amazônia com guia indígena

Publicado em 28/01/2018 - 19:16 Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O público que passar a partir desta semana pelo Centro de Visitantes Paineiras, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, poderá assistir gratuitamente ao filme de realidade virtual Amazônia Adentro. A obra usa a tecnologia para desvendar a Floresta Amazônica, um dos biomas mais importantes do planeta.

O filme foi produzido pela organização não governamental Conservação Internacional (CI). Segundo o vice-presidente da ONG, Rodrigo Medeiros, a entidade tem procurado inovar em formas de aproximar as pessoas da natureza, de forma a mostrar sua importância para o bem-estar de todos.

“A tecnologia de realidade virtual pode, de alguma forma, criar uma proximidade, uma experiência de floresta”, diz Medeiros. O filme conduz os visitantes pela selva amazônica tendo como guia virtual o indígena Kamanja Panashekung, da tribo Trio do Suriname, que conta um pouco da relação dos índios com a floresta, seus problemas e suas preocupações com a preservação do bioma.

Com 11 minutos de duração, o filme tem a narração em português do ator Marcos Palmeira, mas há também versões em inglês e em espanhol. A visita interativa estará disponível ao público às quintas e sextas-feiras e aos sábados, dias de maior fluxo de visitação no Parque Nacional da Tijuca, das 9h às 15h. Durante o carnaval, que se estenderá do dia 9 à Quarta-Feira de Cinzas (14), a exibição não sofrerá interrupção. O filme de realidade virtual será exibido até 29 de março.

Escala

Rodrigo Medeiros explicou que a tecnologia de realidade virtual é uma inovação mesmo para a ONG internacional. Esse é o segundo filme do tipo produzido pela CI. O primeiro tratou de recifes de corais da Indonésia e, segundo o vice-presidente da ONG, fez sucesso. Um terceiro filme, sobre a savana africana, está em produção.

Rodrigo Medeiros disse que a CI está em conversas com vários parceiros para dar seguimento à série. “Sem dúvida nenhuma, queremos fazer esse tipo de produção para outros biomas. Quem sabe, fazer na Mata Atlântica, no Pantanal, no Cerrado, na Caatinga e com isso, de novo, criar uma experiência e uma oportunidade para que as pessoas possam vivenciar o que é estar nessa maravilhosa diversidade de biomas que existem no Brasil”, declara.

Com pouco menos de um ano desde o lançamento, o filme Amazônia Adentro teve mais de 5 mil visualizações. O vice-presidente da CI Brasil acredita que a proximidade criada pela realidade virtual é uma excelente ferramenta de conservação do meio ambiente.

Organização ambiental brasileira criada em 1990, a Conservação Internacional integra uma rede presente em mais de 30 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar social.

Edição: Wellton Máximo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Washington Nunes, handebol, seleção
Esportes

Handebol: Confederação recontrata técnico demitido há um ano

Washington Nunes saiu da seleção masculina após terceiro lugar nos Jogos Pan-americanos de Lima, em 2019.

Justiça

Presidente do TST defende licença parental

Isso retira responsabilidade exclusiva da mãe pelo afastamento devido à maternidade e distribui dever do cuidado como uma forma de estímulo ao pai, diz Cristina Peduzzi.

exame coronavirus COVID-19
Saúde

Rio de Janeiro registra mais 140 óbitos por covid-19 em 24 horas

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro o estado registrou 172.679 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Entre eles, 153.966 pacientes se recuperaram.

Dólares - Moeda estrangeira
Economia

Dólar fecha em leve alta em dia de reunião do Copom

Cotação oscilou ao longo do dia, mas fechou próxima da estabilidade no aguardo da decisão do Banco Central. Bolsa subiu 1,57% com divulgação de resultados de empresas.

tainara
Esportes

Osasco anuncia Tainara, e Sesi Bauru confirma volta de Vanessa

Times apresentam as maiores movimentações antes da próxima temporada da superliga feminina de vôlei.

Um trabalhador fica perto de um tanque da empresa estatal de petróleo da Petrobras em Brasília
Economia

Campo de Búzios registra recorde de produção em julho

Esse é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, segundo a Petrobras. Produção do mês passado foi de 615 mil barris de óleo por dia (bpd).