Dilma garante direito de manifestação sem prejuízo para a Copa

Publicado em 13/05/2014 - 16:30 Por Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil - Brasília

banner_copa

A um mês do início da Copa do Mundo, a presidenta Dilma Rousseff disse que os aeroportos e estádios estão encaminhados e que a segurança durante o Mundial será garantida. Segundo Dilma, será garantido o direito a quem quiser se manifestar - desde que os protestos ocorram de forma pacífica, sem prejudicar a Copa - e os direitos dos que querem aproveitar o Mundial. Na avaliação da presidenta, a Copa do Mundo no Brasil terá “pleno êxito”.

“O Brasil é um país democrático. Se as pessoas quiserem protestar, podem, perfeitamente, mas democracia não significa vandalismo nem tampouco prejuízo para o conjunto da população”, disse hoje (13) em entrevista coletiva a jornalistas em Jati, no Ceará, onde vistoriou obra da integração do Rio São Francisco, e se reuniu com empresários.

“Vamos garantir a segurança. A conjunção de forças como as Forças Armadas, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, as polícias militares, a Força Nacional de Segurança, tudo isso vai assegurar que seja feita pacificamente. Quem quiser se manifestar, pode, mas quem quiser manifestar-se não pode prejudicar a Copa”, ressaltou.

Dilma disse que os brasileiros sempre foram bem recebidos em outros países que sediaram o Mundial de futebol e, agora, será o momento de retribuir o tratamento. “Somos um povo muito generoso. Vamos receber e tratar bem todos que vieram aqui comemorar. Acho que é uma postura necessária que tenhamos todos, e isso vai ser um critério para ver como que o país é capaz de receber bem, de garantir uma festa desta proporção”.

Ao longo do dia, a presidenta faz vistoria a obras do São Francisco na Paraíba, no Ceará e em Pernambuco. O projeto de transposição do São Francisco tem 470 quilômetros de extensão e vai beneficiar a população de 390 municípios nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias