Ceará: não há demora na transmissão de dados

Publicado em 26/10/2014 - 17:13 Por Katiana Rabêlo, Enviada Especial Radiojornalismo/EBC - Fortaleza

O novo governador do Ceará deve ser conhecido até as 20h deste domingo, segundo previsão do secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jonas Luz. “Cerca das 17h30, no máximo às 18h, vamos começar a divulgar a votação parcial para governo do estado. A apuração total, a gente espera que já tenha terminado no máximo às 23h, horário local”, antecipa Luz.

No primeiro turno, houve demora na transmissão de dados do município de Ipaporanga, a 287 quilômetros de Fortaleza. Mas o TRE garante que, desta vez, foram tomadas medidas para agilizar o envio das urnas de Ipaporanga para o local de transferência de dados após o fim da votação.

Duzentas e trinta e seis urnas eletrônicas tiveram problema no estado do Ceará até as 15h, horário local. Cento e cinquenta e quatro foram substituídas.

Houve também quinze ocorrências com urnas do sistema biométrico, que é utilizado em oito municípios cearenses. Doze delas foram substituídas nas cidades de Aquiraz, Crateús, Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Ceará, Jonas Luz, avalia que a biometria causou menos filas no segundo turno, se comparada à votação do dia 5 de outubro. “Os mesários foram orientados quanto à identificação dos eleitores: há notícias de que tudo está transcorrendo melhor do que no primeiro turno. A gente acredita que, com medidas futuras, os problemas vão ser sanados”, defende o servidor.

Na zona eleitoral número 115, na capital Fortaleza, dez seções ficaram sem energia elétrica nesta manhã. As urnas foram trocadas de prédio e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, não houve transtornos para os eleitores.

Edição: José Romildo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias