Dilma vence no Norte e Nordeste; Aécio fica na frente nas outras regiões

Publicado em 05/10/2014 - 20:59 Por Mariana Jungmann e Iolando Lourenço – Repórteres da Agência Brasil - Brasília

Dilma e Aécio

Dilma e Aécio passam ao segundo turno                          Montagem/Agência Brasil

Com 96% das urnas apuradas em todo o país, a candidata do PT à reeleição está com 41,23% dos votos válidos. Ela é seguida por Aécio Neves (PSDB), que tem 33,96% dos votos, e Marina Silva (PSB), com 21,23%.

Dilma Rousseff vence os concorrentes nas regiões Nordeste, com 59,58%, e Norte, com 50,52%. Na Região Sul, Dilma tem 36,32%. No Sudeste, tem 32,43% e oa Centro Oeste, 32,55% dos votos válidos. No exterior, a candidata teve 18,6% dos votos.

Aécio Neves está na frente nas regiões Sudeste, com 39,4% dos votos válidos; Sul, com 47,21%; e no Centro-Oeste, com 40,99%. Aécio vence também no exterior, com 49% dos votos dos brasileiros que votaram em outros países. No Nordeste, o candidato teve 15,38% e no Norte, 28,26%.

Marina Silva não conseguiu ficar à frente dos concorrentes em nenhuma das regiões. Ela teve 23,53% dos votos válidos no Sudeste, 12,82% no Sul, 22,92% no Nordeste, 23,6% no Centro-Oeste e 17,98% no Norte. A candidata só ficou à frente de Dilma na contagem dos votos dos brasileiros que vivem exterior, onde teve 26,11%.

Assim, passam ao segundo turno Dilma Rousseff e Aécio Neves, que voltam a se enfrentar no dia 26 deste mês.

Mineira de Belo Horizonte, Dilma tem 66 anos e viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT, foi secretária municipal de Fazenda e estadual de Minas e Energia. Em Brasília, antes de chegar à Presidência da República, foi ministra de Minas e Energia (2003-2005) e da Casa Civil (2005-2010). Em 2010, tornou-se a primeira mulher a ser eleita para a Presidência da República.

Também nascido em Belo Horizonte, o candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves, tem 54 anos. Neto do ex-presidente eleito Tancredo Neves, ele se formou em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, aos 24 anos e hoje é pai de três filhos. O primeiro contato com a política ocorreu em 1981, quando aceitou o convite do avô para trabalhar na campanha para o governo de Minas Gerais e, depois, pela Presidência da República.

Confira o perfil completo de Dilma Rousseff
Confira o perfil completo de Aécio Neves

-

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.