Paraná: Beto Richa é eleito em primeiro turno

Publicado em 05/10/2014 - 18:51 Por Mariana Jungmann e Iolando Lourenço- repórteres da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 05/10/2014 - 19:20

Beto Richa

Beto Richa venceu as eleições paara o governo do Paraná no primeiro turno Divulgação/PSDB-PR

O candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) venceu matematicamente a disputa para o governo do Paraná, com 55,85% dos votos válidos. Roberto Requião (PMDB) ficou em segundo lugar, com 27,45% dos votos válidos.
 
Até agora foram apurados 97,13% das urnas. Os votos brancos somam 4,62% e os nulos, 4,62%. A abstenção está em 16,87%.

O atual governador do Paraná Beto Richa (PSDB), eleito hoje para um segundo mandato, nasceu em Londrina (PR), em 29 de julho de 1965 e é formado em engenharia civil. Beto Richa iniciou a vida pública em 1994, quando se elegeu deputado estadual pelo PSDB e se reelegeu quatro anos depois. Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba, quando exerceu o cargo de secretário municipal de Obras.

Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba em 2004 e reeleito em 2008, com quase 80 % dos votos dos eleitores da capital paranaense. A votação foi considerada recorde na história da cidade. Como prefeito priorizou as áreas sociais (educação, saúde, moradia popular, transporte público, proteção social e infraestrutura urbana).

Em março de 2010, Beto Richa renunciou ao cargo de prefeito para se candidatar ao governo do Estado.  Em 3 de outubro de 2010, Beto Richa elegeu-se governador em primeiro turno com 52,44% dos votos válidos do Paraná. Ele assumiu o mandato em 1º de janeiro de 2011, tendo como prioridades de atuação as áreas de educação, saúde, segurança pública, proteção social, agricultura e infraestrutura.

No governo do estado, Richa modernizou o parque industrial paranaense, criou o programa Paraná Seguro, com a contratação de 10 mil policiais, reforçou o orçamento da Secretaria de Segurança Pública. Criou o Programa Paraná Competitivo, que garantiu R$ 35 bilhões de investimentos privados no estado, gerando empregos e renda. Lançou também o Programa Mãe Paranaense, para ajudar no atendimento a gestantes e a recém-nascidos.

Beto Richa se reelegeu pela Coligação Todos Pelo Paraná, formada pelo PSDB, PROS, DEM, PSB, PSD, PTB, PP, PPS, PSC, PR, SD, PSL, PSDC, PMN, PHS, PEN e PTdoB. A deputada federal Cida Borghetti (PROS) foi eleita vice-governadora do Paraná.

 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias