Manifestantes aguardam na portaria votação do projeto que muda meta do superávit

Publicado em 03/12/2014 - 14:21 Por Carolina Gonçalves e Karine Melo - Repórteres da Agência Brasil - Brasília

Manifestantes na portaria principal de acesso ao Congresso Nacional protestam contra o projeto de mudança na meta do superavit primário (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Manifestantes protestam contra o projeto que muda na meta do superavit primário Antônio Cruz/Agência Brasil

Manifestantes continuam  concentrados na portaria principal de acesso ao Congresso Nacional, conhecida como chapelaria. A manifestação começou às 10h desta quarta-feira (3), com a sessão que pode votar o projeto de mudança na meta do superavit primário (PLN 36/14).

O protesto continua com apitaço e aos gritos de “fora PT”. Impedidos de entrar no prédio por determinação do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), os manifestantes tiveram apoio de parlamentares contrários ao PLN 36/14, entre eles Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Simplício Araújo (SD-MA) , ovacionados ao repassar às pessoas que estavam do lado de fora informações sobre o andamento da sessão no plenário.

Um dos momentos de maior tensão ocorreu quando, sem informações sobre o tumulto, o senador José Sarney (PMDB-AP) deixou o Senado pelo mesmo local onde estavam os manifestantes. Além de hostilizar o senador, o grupo cercou o carro e quase impediu a saída de Sarney.

O destaque entre os manifestantes é o cantor Lobão, espécie de porta-voz do grupo. Único a conseguir entrar no plenário da Câmara, Lobão encontrou-se com deputados de oposição, mas disse que não aceitaria acompanhar a sessão sozinho das galerias. Por isso, voltou para o local da concentração dos manifestantes. O cantor fez um apelo para que o protesto se mantenha. “Quem não puder vir [ao Congresso], telefone para seu parlamentar, vá para internet, faça todo barulho possível e espalhe que estamos levando um golpe e não permitiremos isso”, pediu.

Depois dos vários apelos para que Renan Calheiros liberasse as galerias, o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), disse que a assessoria jurídica do partido elabora um mandado de segurança para ser protocolado no Supremo Tribunal Federal, tentando garantir o acesso da população à sede do Legislativo. “O povo tem de se mobilizar de todas as maneiras, porque vivemos uma coisa absurda. O povo tem de ser respeitado . A casa do povo não pode ficar de joelhos perante o Executivo”, afirmou Mendonça Filho.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) revelou que o regimento do Congresso Nacional permite a presença de populares nas galerias do plenário. O regimento da Casa não é o regimento de Dilma Rousseff ou o regimento de Renan Calheiros”, afirmou Caiado.

Neste momento, o plenário deputados e senadores conclui a votação de dois vetos presidenciais que trancavam a pauta. Antes do projeto que modifica a meta de superávit primário, os parlamentares precisam votar o PLN 31/2014. O projeto abre crédito especial de R$ 248 milhões ao Ministério da Previdência Social. O dinheiro deverá ser usado para cumprir sentença judicial favorável ao Instituto Aerus de Seguridade Social, que reúne aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil.

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias