Novo ministro de Minas e Energia é autor da Lei de Mudanças Climáticas

Publicado em 23/12/2014 - 20:33 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O senador Eduardo Braga (PMDB) nasceu em Belém (PA), em 1960. Empresário do setor de revenda de automóveis, é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Amazonas.

Senador Eduardo Braga fala sobre a CPI da Petrobrás em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (José Cruz/AGência Brasil)

O senador Eduardo Braga será o ministro de Minas e Energia no segundo mandato da presidenta  Dilma RousseffJosé Cruz/Agência Brasil

Iniciou a carreira política aos 21 anos, como vereador de Manaus. Em 1986, elegeu-se deputado estadual e, em 1990, foi eleito deputado federal. Em 1992, Braga foi eleito vice-prefeito de Manaus, assumindo a prefeitura em 1994. Em 2002, foi eleito, em primeiro turno, governador do Amazonas, cargo para o qual foi reeleito em 2006.

Em 2010, foi eleito senador pelo Amazonas. Desde março de 2012, Braga é líder do governo da presidenta Dilma Rousseff no Senado. Em outubro deste ano, disputou as eleições para o governo do estado, mas perdeu, no segundo turno, para José Melo .

Eduardo Braga é autor da Lei de Mudanças Climáticas e Conservação Ambiental, além de ter criado o Programa Bolsa Floresta e a Fundação Amazonas Sustentável. Atualmente, coordena o PMDB Sócio Ambiental.

O atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deverá voltar a ocupar uma vaga no Senado - seu mandato termina 2019. Lobão, que já tinha sido ministro de Minas e Energia durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está à frente da pasta desde janeiro de 2011.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias