Cardozo acredita que base dará a Dilma condições para ajustes necessários

Publicado em 01/01/2015 - 15:26 Por Helena Martins - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fala sobre a permanência dos militares (Força de Pacificação) no Complexo da Maré (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

José Eduardo Cardozo diz que governo deve enviar ao Congresso projeto para que Executivo participe de políticas de segurança dos estadosMarcelo Camargo/Agência Brasil

Ministros da equipe do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff acompanham a cerimônia de posse no Congresso Nacional. Antes da solenidade, alguns conversaram com os jornalistas. José Eduardo Cardozo, da Justiça, disse que o foco de sua pasta, no segundo mandato, será a segurança pública.

Ele adiantou que o governo deve enviar projeto ao Congresso com propostas de mudanças constitucionais para que o Executivo participe das políticas de segurança dos estados. Ele destacou que a Polícia Federal continuará atuando com autonomia política e econômica em relação aos Poderes.

Sobre a relação com o Legislativo, ele disse acreditar que a presidenta terá maioria no Congresso e capacidade para aprovar ajustes necessários em um ano que é visto como difícil para o governo na área econômica e com o Parlamento.

O novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, também comentou os desafios para 2015. Ele disse que a realidade exige uma visão crítica, “mas que é necessário estimular as pessoas a confiar no futuro”.

Juca Ferreira, que retorna à pasta da Cultura, destacou a responsabilidade que terá na tarefa de desenvolver as políticas do setor. “Assumir o ministério é uma responsabilidade enorme, principalmente o Ministério da Cultura, pois há uma carência no país e uma necessidade de desenvolvimento de políticas culturais”.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias