Graça Foster deixa presidência, após ocupar principais diretorias da Petrobras

Publicado em 04/02/2015 - 15:32 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Eleita a quarta mulher mais poderosa do mundo em fevereiro do ano passado pela revista Fortune, em uma lista de 50 mulheres de negócios, a ex-presidente da Petrobra, Maria das Graças Foster nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 26 de agosto de 1953.

Eleita em fevereiro de 2012 para a presidência da estatal, Graça Foster tem mais de 30 anos de experiência na empresa. Era membro do Conselho de Administração e acumulava a Diretoria da Área de Negócio Internacional da companhia.

Antes de tomar posse, atuou como diretora da Área de Gás e Energia e presidiu a Petrobras Gás (Gaspetro) e a Petrobras Química (Petroquisa). Também foi presidenta e diretora financeira da Petrobras Distribuidora (BR).

Até renunciar ao cargo, na manhã de hoje (4), Graça Foster também presidia os conselhos de Administração da Petrobras Transporte (Transpetro) e da Gaspetro e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). É membro ainda dos conselhos de Administração da BR Distribuidora e da Petrobras Biocombustível. Ela exerceu também a função de secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia.

Formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense em 1978, mestre em engenharia de fluidos e pós-graduada em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graça Foster cursou MBA pela Fundação Getulio Vargas.

Graça deixa a presidência da maior empresa de energia da América Latina em meio a denúncias de corrupção e superfaturamento, decorrentes da Operação Lava Jato, que foi desencadeada pelo Ministério Público no Paraná e pela Polícia Federal e já levou à prisão diversos diretores da estatal, além de executivos das principais empreiteiras do país.

Ela renunciou ao cargo após a divulgação, com atraso, do balanço financeiro da Petrobras relativo ao terceiro trimestre do ano passado, que estimou em R$ 88 bilhões os prejuízos causados pelo esquema de corrupção.

Graça Foster assumiu o comando da maior empresa do país com a missão de dar prosseguimento ao ritmo de crescimento da estatal e desenvolver os campos de petróleo do pré-sal, na Bacia de Santos.

A Petrobras também trocará o comando de cinco diretorias, mas os nomes ainda não foram confirmados pela estatal. A Petrobras conta atualmente com sete diretores, incluído o novo diretor nomeado para a área de Governança e Conformidade, João Adalberto Elek Júnior, que deve continuar no cargo. Último diretor nomeado na administração de Graça Foster, Elek Júnior tem a missão de controlar as operações e os projetos da companhia, aumentar a transparência dos contratos de licitações e tornar mais eficaz a controle de gastos.

O diretor da Área Financeira e de Relações com Investidores na Petrobras, Almir Barbassa, que está no cargo desde 2005, foi gerente executivo de Finanças de 1999 a 2005 e atuou como gerente financeiro da subsidiária Petrobras América, em Houston, por três anos. Barbassa foi também diretor financeiro da Braspetro, braço internacional da Petrobras, de 1993 até 1999, e presidiu a Petrobras International Finance, a Petrobras Finance e a Petrobras Netherlands BV, que cuidam das atividades financeiras internacionais da companhia. Ele é membro do Conselho de Administração da Braskem desde 2010.

José Miranda Formigli é diretor da Área de Exploração e Produção (a de maior orçamento da empresa) desde 2012. Em 2008, foi nomeado gerente executivo da área criada para o planejamento e desenvolvimento das descobertas do pré-sal. Formigli ocupou funções gerenciais nas áreas de completação de poços, engenharia submarina, produção da Bacia de Campos, Ativo de Produção de Marlim, Serviços Especializados de E&P e Engenharia de Produção de E&P. Ele entrou na Petrobras em 1983 e fez o curso de formação em engenharia de petróleo. É também membro do Conselho de Administração da Gaspetro.

Com mais de 30 anos na empresa, José Alcides Santoro Martins é diretor da Área de Gás e Energia desde 2012. Também presidente da Gaspetro, foi gerente executivo na BR Distribuidora e diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A área de Abastecimento e Refino é ocupada por José Carlos Cosenza desde 2012. Cosenza, que também teve o nome envolvido na Operação Lavo Jato, tem mais de 30 anos de companhia e, antes de assumir a Diretoria de Abastecimento, foi gerente executivo de Refino.

José Antonio de Figueiredo tomou posse como diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em 2012. Ele é engenheiro, formado pela UFRJ em 1978 e ingressou na Petrobras um ano depois. Na companhia, exerceu diversas funções gerenciais, entre as quais a de gerente executivo de E&P Sul-Sudeste e gerente executivo de Serviços de E&P.

Presidente da Petrobras de 2003 a 2005, José Eduardo Dutra estava na Diretoria Corporativa e de Serviços desde 2012. Ele fez parte do Conselho de Administração da companhia e da Petrobras Distribuidora. e foi também foi presidente da Petrobras Distribuidora e exerceu a atividade de geólogo na Petromisa e na companhia Vale.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias