CPI da Petrobras vai pedir acesso à lista dos indiciados na Lava Jato

Publicado em 06/03/2015 - 11:23 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras vai pedir ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o acesso à lista com os nomes dos 54 indiciados na Operação Lava Jato da Polícia Federal. O documento foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (3).

A solicitação consta de um dos 109 requerimentos aprovados ontem (5) pela comissão parlamentar da Câmara dos Deputados. O primeiro aprovado foi referente à convocação do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, cujo depoimento está previsto para terça-feira (10). Como o ex-gerente está em regime de prisão domiciliar, sua ida à CPI depende de autorização judicial. 

A CPI aprovou a convocação dos ex-presidentes da Petrobras Graça Foster e Sérgio Gabrielli; dos ex-diretores de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, da Área Internacional, Nestor Cerveró, de Serviços, Renato Duque; da diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, e do doleiro Alberto Youssef. 

O presidente da SBM Offshore no Brasil, Phillippe Levy também será chamado a depor. A empresa holandesa é investigada pelo pagamento de propina aos ex-diretores da estatal. Entre eles está Barusco que, em delação premiada, disse ter recebido mais de US$ 20 milhões de propina da empresa. O ex-diretor afirmou que o pagamento por parte da SMB começou em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. 

As convocações fazem parte dos 43 requerimentos listados pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ), constantes no plano de trabalho que norteará os trabalhos da CPI. O presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), informou que os trabalhos serão divididos em reuniões para as oitivas, deliberação de requerimentos e análise da documentação. Ontem (5), a CPI recebeu 334 requerimentos que devem ser apreciados na próxima quinta-feira (12).

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias