Governo estuda novo ciclo de concessão de rodovias, hidrovias e aeroportos

Publicado em 12/03/2015 - 14:04 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o governo estuda a implantação de um "novo projeto de concessões" de rodovias, hidrovias e aeroportos à iniciativa privada no país. Segundo a presidenta, o novo modelo de negócios ainda não foi definido, mas as negociações estão avançadas para modelagem de terminais aéreos.

Dilma participou, na manhã de hoje, da inauguração de obras no terminal portuário no Rio de Janeiro, em parceria com a iniciativa privada. O investimento para ampliar a capacidade no Cais do Caju é R$ 1,8 bilhão.

"Estamos agora estudando várias alternativas. Algumas já têm um nível maior de definição, mas ainda estão em discussão." Porto Alegre, Salvador e Florianópolis são os aeroportos em estudo, mas há outros, completou a presidenta. "Não são só esses não."

Ela ressaltou que existe expectativa de que a participação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) seja menor nas novas concessões do que nas seis anteriores feitas pelo governo em Minas Gerais, Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Campinas e no terminal São Gonçalo do Amarente, em Natal.

A presidenta destacou ainda a necessidade de implantação de mais hidrovias para reduzir custos de exportação. "O Brasil precisa usar todos os seus chamados caminhos hidroviários, principalmente acima do Paralelo 16 [onde se localizam as novas fronteiras agrícolas do país]. Tudo o que for melhorado em hidrovia resulta em ganhos para os exportadores de grãos e minérios."

Edição: José Romildo

Últimas notícias