Manifestantes protestam em frente ao Ministério da Fazenda contra terceirização

Publicado em 16/04/2015 - 13:01 Por Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Manifestantes da União Nacional por Moradia Popular estão em frente ao Ministério da Fazenda onde pedem o imediato lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida 3. Eles protestam ainda contra o ajuste fiscal e o Projeto de Lei 4.330/2004, que prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que seria afetado.

Os protestos, que ocorrem em todo o país, têm apoio da Central dos Movimentos Populares (CMP), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e dos movimentos Nacional de Luta por Moradia (MNLM) e Luta dos Bairros e Favelas (MLB), além da União Nacional por Moradia Popular (UNMP).

Em Brasília, eles querem ser recebidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que, no momento, está em Washington, para participar do Encontro de Primavera, promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial.

Além do lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida 3, estão na pauta dos movimentos a contratação imediata dos projetos e a alocação de recursos para 300 mil moradias no Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. Os manifestantes pedem que não sejam cortados recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantindo dinheiro para o transporte público, o saneamento básico e a urbanização de favelas.

Outras reivindicações são em defesa da função social da propriedade, terra urbanizada e bem localizada para moradia e contra os despejos e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Eles rejeitam a privatização de empresas e bancos públicos e pedem mais direitos sociais, além da reforma política. “Contra o golpe, em defesa da democracia, por mais direitos sociais e pela reforma política”, resume Evaniza Rodrigues, uma das líderes do movimento.

Um pequeno tumulto começou pouco antes das 13h, após a Polícia Militar (PM) tentar dispersar com gás lacrimogêneo as pessoas que tentaram invadir a entrada de serviço do Ministério da Fazenda. Os policiais calcularam entre 600 e 800 os presentes. Já Evaniza Rodrigues informou que 2 mil pessoas vieram ao Distrito Federal, mas não soube precisar quantas estavam em frente ao ministério. Pelo menos uma pessoa foi atendida no serviço médico. Seguranças do prédio disseram que uma vidraça foi quebrada na tentativa de invasão.

O secretário-geral da Conam, Fernando Pigatto, contestou as informações da Polícia Militar. Ele disse que os manifestantes não tentaram invadir o prédio e que, além de gás lacrimogêneo, os policiais lançaram gás de pimenta contra as pessoas.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias