CCJ do Senado aprova indicação de Fachin para o Supremo

Publicado em 12/05/2015 - 22:52 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O nome do jurista Luiz Edson Fachin, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovado, há pouco, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  do Senado. Ele recebeu 20 votos a favor e 7 contra. A sabatina na CCJ demorou mais de 12 horas. Os integrantes da comissão também aprovaram o regime de urgência para a votação no plenário da Casa.

Luiz Edson Fachin, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para substituir o ministro Joaquim Barbosa no STF, durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Luiz Edson Fachin foi indicado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa no STFMarcelo Camargo/Agência Brasil

Ao longo de todo o dia, o jurista respondeu a perguntas diversas sobre suas convicções a respeito de questões como aborto, casamento gay, legalização da maconha e redução da maioridade penal, além de suas relações com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e com o PT. Ele também falou sobre a sua vida profissional.

Luiz Fachin é advogado e professor universitário e tem amplo apoio da comunidade jurídica. No entanto, diversas polêmicas marcaram a análise de seu nome pelo Senado, entre elas um vídeo em que ele pede votos para a então candidata à Presidência Dilma Rousseff, em 2010, e textos publicados nos quais assume posições polêmicas sobre a função social da propriedade e a aplicação da legislação.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias