Câmara retoma votação da reforma política e da desoneração

Publicado em 16/06/2015 - 17:54 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Câmara dos Deputados retoma hoje (16) a votação da reforma política, que foi interrompida na semana passada. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse a um grupo de militantes que defende cotas para as mulheres nas casas legislativas e que este deve ser o primeiro item votado hoje.

“Hoje [a Câmara] só vota a reforma política. Até acabar, só vota a reforma política. Depois, vota a MP [medida provisória] 670 e depois a desoneração. Meu objetivo é votar esses três pontos até quinta”, disse Cunha.

Segundo o deputado, se houver sessão do Congresso na noite de hoje, a votação da reforma política será interrompida e retomada amanhã. Cunha quer concluir logo a votação da reforma política para que a Câmara possa aprovar a matéria antes do recesso de julho. Faltam ser votados pontos como os que tratam das cotas para as mulheres nos legislativos, da fidelidade partidária, da data de posse de prefeitos e vereadores, da federação partidária e de projetos de iniciativa popular.

Em relação à votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 171/93), que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, marcada para amanhã (17), na comissão especial, Cunha disse que, se for necessário, interromperá a sessão da Câmara para que a comissão possa votar o parecer do relator, Laerte Bessa (PR-DF). Bessa é favorável à redução da maioridade e à promoção de referendo popular [consulta à população]. Cunha pretende votar a PEC no plenário da Câmara no dia 30 deste mês, em primeiro turno.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), disse que será possível concluir a votação da reforma política hoje, ou no máximo amanhã. Isso permitirá que o plenário vote a MP 670, que concede reajuste escalonado por faixas da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física, que varia de 6,5% a 4,5%, a partir de abril deste ano. Guimarães disse acreditar que até quinta-feira será possível concluir a votação do último projeto que trata do ajuste fiscal. A proposta modifica a lei que desonerou parte da folha de pagamento de 56 setores da economia.

Em relação à retirada da urgência constitucional para os projetos que tratam do pacote anticorrupção, o líder do governo disse que havendo acordo em torno do texto da desoneração a ser votado, o governo encaminhará pedido de retirada das urgências constitucionais dos projetos do pacote para permitir a votação do texto que modifica as regras da desoneração da folha de pagamento. O projeto do ajuste fiscal só pode ser votado se forem retiradas as urgências e após a votação da MP 670.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias