Ministro diz que obra de transposição do São Francisco está no prazo

Publicado em 19/08/2015 - 17:52 Por Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A dois dias da inauguração da primeira estação de bombeamento do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, pela presidenta Dilma Rousseff, na próxima sexta-feira (21), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse hoje (19) que o prazo da obra está dentro de um “parâmetro mundial de execução”. Segundo Occhi, o empreendimento será entregue até o fim de 2016 ou começo de 2017.

“Entendemos que o andamento da obra está dentro da capacidade de execução. Não é a colocação de mais recursos que vai fazer a obra ser antecipada. A execução física não é capaz de fazer mais do que está sendo feito”, afirmou.

A obra de transposição do rio, iniciada em 2007, tinha prazo original de entrega em 2012. O ministro atribuiu as mudanças no cronograma à troca de empresas que foram deixando a obra ao longo dos anos de execução.

Occhi disse que, neste ano, a execução da obra de transposição está avançando 1,2% por mês. “Nossa expectativa é que, mantido esse ritmo, a obra da estação possa terminar em dezembro de 2016 ou no início de 2017”. Até 31 de julho, 77,8% da obra da transposição estava concluída."

Dilma vai entregar a Estação de Bombeamento EBI –1 no município de Cabrobó, em Pernambuco. A estrutura vai permitir que a água percorra 45 quilômetros dos canais e chegue a dois reservatórios.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias