Presidente do PTB diz que respeita independência do partido na Câmara

Publicado em 12/08/2015 - 20:01 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidenta do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), disse hoje (12) que respeita a decisão do partido de adotar postura de independência em relação às votações de interesse do governo na Câmara dos Deputados, anunciada na semana passada. Cristiane Brasil reuniu-se nesta tarde com o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer.

“Eu disse a ele [Michel Temer] que minha posição é de oposição [ao governo]. Respeito a posição do meu partido. Por isso, sempre falo que meu partido é independente, porque uma parte é oposição e a outra tem acordos com o governo federal. Caso a bancada resolva permanecer na base, vou respeitar. Estou pedindo para a bancada não voltar para o governo”, afirmou a deputada.

Na semana passada, o PDT anunciou saída da base governista, e o PTB se declarou independente em relação às votações da Câmara dos Deputados, conforme anúncio do líder petebista, Jovair Arantes (GO). “A bancada declara independência com relação às votações na Casa e se reserva o direito de votar como quiser”, disse Arantes.

Um dia depois, o vice-presidente Michel Temer explicou que a decisão do PDT e do PTB de adotar postura de independência em relação às votações da Câmara é “própria da democracia”. “Essas coisas não devem nos impressionar. Muitas vezes acontece uma dissensão. Temos uma base aliada de muitos partidos. Um ou outro pode, momentaneamente, se afastar”, afirmou Temer, após palestra sobre governabilidade e governança na instituição de ensino superior Uniceub, em Brasília.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias