Berzoini diz que Dilma e Temer têm consciência de suas responsabilidades

Publicado em 10/12/2015 - 17:41 Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, disse que recebeu relatos de que o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o vice Michel Temer foi uma reunião positiva. Segundo ele, a "boa conversa" entre os dois mostra que ambos estão dialogando e têm consciência de suas responsabilidades. O ministro disse, porém, não fazer "nenhum tipo de otimismo falso" sobre o relacionamento da presidenta com o vice.

Na noite de ontem, Dilma recebeu Temer pela primeira vez após o envio de uma carta em que expõe o que chamou de "desabafo" sobre a relação entre os dois. Após o encontro, ela por meio de nota, e ele em uma breve declaração pública, disseram que terão uma relação pessoal e institucional fértil e profícua.

Berzoini afirmou que recebeu relatos positivos sobre o encontro vindos da própria Dilma e de "pessoas próximas ao vice-presidente". "O relato da presidenta é que foi uma conversa muito cordial, tranquila, franca e é importante que a presidenta Dilma e o vice possam manter relações absolutamente transparentes entre si e com total lealdade e compromisso público com os interesses maiores da Nação", disse.

O ministro conversou com jornalistas nesta tarde no Palácio do Planalto. Perguntado se há um estremecimento na relação de ambos, Berzoini disse que a avaliação só pode ser positiva, porque os próprios posicionamentos públicos foram neste sentido. "Sem nenhum tipo de otimismo falso, mas os relatos são positivos. Então não vejo estremecimento. Vejo que houve esta semana fatos que são concretos, públicos, mas que terminaram com reunião entre os dois, o que é bom", declarou.

Berzoini disse que ainda não recebeu orientação sobre como o governo deve acompanhar a análise, na próxima semana, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), da ação do PCdoB questionando os procedimentos relativos ao processo do impeachment contra Dilma, mas que as declarações, até o momento, do ministro Edson Fachin objetivam formatar um rito de acordo com a Constituição Federal.

"Isso é bom para o país, porque o STF pode de maneira transparente examinar matéria e como a lei [1079/1950, que define crimes de responsabilidade] tem alguns aspectos omissos, é bom que tenha uma definição para não ficar só na luta política. Acreditamos que o STF tem distanciamento suficiente, até pelo seu papel constitucional, para debater essa questão longe do calor das emoções políticas", defendeu.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Avião de pequeno porte
Geral

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual

As empresas de táxi-aéreo aptas a fazer esse serviço estão listadas no sistema Voe Seguro, e podem ser consultadas no site da Anac. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União.

 Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Prossegue combate a incêndio florestal na Serra dos Órgãos

Hoje é o quarto dia consecutivo que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro atua no combate ao incêndio florestal de grandes proporções no Parnaso.

medicina, hospital, centro cirúrgico, pacientes, tratamento, internação, equipamento hospitalar
Educação

Governo de SP autoriza retomada dos cursos na área da Saúde

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, o objetivo da volta das atividades em cursos da área de saúde é "garantir a formação médica”.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, durante aula magna sobre o tema Educação e Democracia: Perspectiva 2018, na abertura do curso da pós-graduação Lato Sensu em Democracia, Direito Eleitoral e Poder Legislativo.
Justiça

Fux convoca audiência sobre horário de funcionamento de tribunais

A reunião está prevista para 2 de outubro e será mais uma tentativa de resolver o conflito que envolve advogados e os tribunais.

Saúde

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19

O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ e tem por objetivo oferecer maior proteção aos profissionais da área de saúde.

70th Anniversary Grand Prix
Esportes

Mercedes é a mais rápida em treinos para GP dos 70 anos da F1

Em Silverstone, equipe alemã faz dobradinha, com Hamilton em primeiro e Bottas em segundo. Australiano Daniel Ricciardo surpreende e fica com terceira melhor marca.