Itamaraty diz que El Salvador se equivoca ao criticar afastamento de Dilma

O país rompeu os contatos oficiais com o Brasil devido à aprovação do

Publicado em 16/05/2016 - 19:35 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério das Relações Exteriores criticou a decisão do governo de El Salvador de romper os contatos oficiais com o Brasil devido à aprovação do processo de impeachment da presidenta afastada, Dilma Rousseff.

Por meio de uma nota à imprensa, o órgão disse que as manifestações de El Salvador revelam “amplo e profundo” desconhecimento sobre as leis brasileiras e que há “pleno funcionamento” das instituições democráticas no país.

Sob o comando do novo ministro José Serra, esta é a segunda vez que o Itamaraty se manifesta sobre as críticas de países latino-americanos sobre o afastamento de Dilma na última quinta-feira (12).

“Causam especial estranheza tantos equívocos, uma vez que El Salvador mantém intensas relações econômicas com o Brasil e é o maior beneficiário de cooperação técnica brasileira em toda a América Central. Por isso tudo, o governo brasileiro espera que o governo de El Salvador reconsidere sua posição, com base em avaliação objetiva e factual da realidade, e em respeito às instituições brasileiras e aos princípios que têm regido as relações entre os dois países”, disse o Itamaraty, também por meio de nota.

Na última sexta-feira (13), o ministério disse “rejeitar com veemência” o que classificou como propagação de falsidades por partes dos governos da Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador e Nicarágua.
 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias