Começa ordem do dia para eleição de novo presidente da Câmara

Publicado em 13/07/2016 - 18:50 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Sessão plenária para eleição do Presidente da Câmara dos Deputados. Candidato Rodrigo Maia com o presidente da Câmara Waldir Maranhão.

Sessão plenária para eleição do Presidente da Câmara dos Deputados. Candidato Rodrigo Maia com o presidente da Câmara, Waldir Maranhão.Wilson Dias/Agência Brasil

Começou há pouco a ordem do dia para eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Marcada inicialmente para 16h, a sessão chegou a ser transferida para 19h pelo presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), mas, diante da pressão de líderes partidários, Maranhão voltou atrás e antecipou a sessão para 17h30.

A ordem do dia teve início às 18h30, após ter sido atingido o quórum de 257 deputados. A expectativa é que o novo presidente da Câmara seja conhecido na madrugada de quinta-feira (14).

Pelo regimento da Câmara, cabe ao presidente interino presidir aos trabalhos. No início, Waldir Maranhão fez um pronunciamento em que afirmou que não esperava ter ficado à frente do comando da Casa. "Procurei em todos os atos seguir estritamente o Regimento da Casa. Minha motivação como presidente interino, independente de convicções pessoais, foi sempre fazer o melhor e que sempre tive a consciência de que o importante era ajudar o país a sair da crise", disse.

Muito criticado por suas decisões, Maranhão afirmou que deixará a presidência sem guardar rancor e que esperará o julgamento "frio dos dias que virão" sobre sua atuação como presidente da Câmara. "Quero desejar ao próximo presidente ou presidenta sucesso para que possa exercer sua função com um olhar para o futuro", concluiu.

A eleição para a escolher o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou semana passada, chegou a contar com 17 deputados na disputa. Após as desistências de Heráclito Fortes (PSB-PI), Maria do Rosário (PT-RS), Beto Mansur (PRB-SP) e Fausto Pinato (PP-SP), 14 parlamentares permanecem na disputa.

Pela ordem de sorteio, o primeiro candidato a falar será Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em seguida, discursam Evair Vieira de Melo (PV-ES), Miro Teixeira (Rede-RJ), Giacobo (PR-PR), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Carlos Manato (SD-ES), Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Marcelo Castro (PMDB-PI), Rogerio Rosso (PSD-DF), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Orlando Silva (PcdoB-SP).

Cada deputados terá dez minutos par apresentar suas propostas e pedir o voto dos pares. Depois dos discursos dos candidatos, será iniciada a votação. A expectativa da Secretaria-Geral da Câmara é que o processo de votação nas 14 urnas dure uma hora e meia.

Logo após a votação será anunciado o resultado. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, observado o quórum mínimo de 257 votantes.

Em caso de realização de segundo turno, será aberto novamente tempo de dez minutos para os candidatos se manifestarem. Em seguida será realizada a votação, com a expectativa de que também dure uma hora e meia.

Será eleito o candidato que obtiver maioria simples dos votos. Em ambos os casos, os votos em branco serão contados para efeito de quórum, mas não serão contabilizados para esse fim os votos nulos.

Após a eleição será anunciado o resultado e o vencedor tomará posse no cargo imediatamente.

O deputado que for eleito para o mandato tampão com validade até 31 de janeiro. Além do status de presidente da casa legislativa, o novo mandatário da Casa comandará também um orçamento de R$ 5,2 bilhões e ainda, será colocado coo o segundo na linha de sucessão da Presidência da República.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias