João Leite e Kalil vão para o segundo turno em Belo Horizonte

Os dois candidatos têm trajetórias ligadas ao futebol

Publicado em 02/10/2016 - 20:12 Por Da Agência Brasil - Brasília

Dois candidatos com trajetórias ligadas ao futebol vão disputar o segundo turno para a prefeitura de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. 

Com 93,39% das urnas apuradas, o ex-goleiro do clube Atlético-MG João Leite (PSDB) obteve 33,51% dos votos válidos, enquanto o ex-presidente do Atlético Kalil (PHS) ficou em segundo lugar, com 26,51% votos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos brancos totalizaram 7,19%, e os nulos 14,23%.

O tucano João Leite nasceu na capital mineira e defendeu o Galo, como é conhecido o Atlético-MG, nas décadas de 1970 e 1980. Até hoje é o atleta que mais vezes atuou defendendo a equipe mineira, com 684 partidas. Ele foi campeão mineiro 11 vezes e vice-campeão brasileiro em 1977 e 1980, sendo também convocado para a seleção brasileira em diversas ocasiões. Aposentado no futebol, João Leite passou a se dedicar à política e foi eleito vereador de Belo Horizonte, em 1992.

Aos 60 anos, Leite comandou a Secretarias de Esportes de Belo Horizonte e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais. Atualmente, está no sexto mandato de deputado estadual. Essa é a terceira vez que o tucano disputa a prefeitura da capital mineira. Foi derrotado em 2000 e 2004, ocasiões em que terminou o pleito como o segundo candidato mais votado.

A chapa tem como vice o vereador e presidente municipal do PPS, Ronaldo Gontijo, que está na Câmara Municipal de Belo Horizonte desde 1993.

Já Alexandre Kalil (PHS), aos 57 anos, disputa uma eleição pela primeira vez com o lema de que não é político e sim empresário. Natural de Belo Horizonte, foi presidente do Atlético-MG de 2008 a 2014. Durante sua gestão, o clube contratou Ronaldinho Gaúcho e foi campeão da Copa Libertadores da América, em 2013, considerado o maior título da história do time mineiro.

Crítico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-dirigente liderou a criação da Primeira Liga, que organizou no início deste ano uma competição com clubes de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e dos estados do sul do país.

Graduado em engenharia civil, Kalil é sócio da empresa Erkal Engenharia. Em 2014, chegou a registrar-se como candidato pelo PSB a deputado federal, mas desistiu do pleito após a morte de Eduardo Campos, que disputava a presidência da República pelo mesmo partido.

O vice na chapa da Kalil é Paulo Lamac (Rede) também natural da capital mineira.

Edição: Ivan Richard Esposito

Últimas notícias