Nobel é “justo reconhecimento" dos esforços de Santos em busca da paz, diz Temer

Publicado em 07/10/2016 - 11:12 Por Ana Cristina Campos e Marieta Cazarre – Repórteres da Agência Brasil - Brasília

O presidente Michel Temer cumprimentou hoje (7) o presidente colombiano Juan Manuel Santos por ter recebido o Prêmio Nobel da Paz. O anúncio foi feito pelo Comitê Norueguês do Nobel, pelos esforços de Santos para pôr fim ao conflito com as Forças Armados Revolucionárias da Colômbia (Farc), que durou mais de 50 anos e matou pelo menos 220 mil pessoas.

"Recebemos com grande alegria a notícia da escolha do presidente Juan Manuel Santos para o Nobel da Paz. É um justo reconhecimento de seus esforços em prol da paz. O prêmio é um orgulho não só para os colombianos, mas para toda a região", disse Temer, por meio de sua conta no Twitter.

Acordo de paz

Pelo acordo de paz assinado no final de agosto, as Farc tinham se comprometido a abandonar as armas, além de sinalizar que se tornariam um partido político.

No entanto, a anistia política e a forma de punição a ex-guerrilheiros por crimes antigos, determinadas nas negociações, descontentaram parte da população, que rejeitou o acordo em um referendo realizado no último domingo (2). O resultado do referendo foi inesperado, já que Santos acreditava que a maioria da população apoiaria o processo.

Ao anunciar o prêmio, o Comitê do Nobel destacou os esforços do presidente Santos para chegar ao acordo e colocar fim a um conflito de mais de meio século no país.

"A guerra civil custou a vida de 220 mil colombianos e provocou quase 6 milhões de desabrigados. O Prêmio Nobel deve ser visto também como um tributo ao povo da Colômbia, a todas as partes que contribuíram para este processo de paz e aos representantes das vítimas", disse o Comitê do Prêmio Nobel.

Presidente de Portugal felicita Juan Manuel Santos

Em nota divulgada hoje no site da Presidência da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa enviou felicitações ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pela conquista do prêmio Nobel da Paz.

“Em nome do povo português e em meu nome pessoal quero expressar a Vossa Excelência as minhas felicitações pela merecida atribuição do prêmio Nobel da Paz de 2016, pela sua iniciativa e êxito no histórico Acordo de Paz alcançado na Colômbia, destinado a pôr termo a um conflito que durou mais de cinco décadas e que tanto sofrimento trouxe ao povo colombiano”, diz o comunicado.

Marcelo frisou ainda que, no caminho da paz, a estabilidade e a reconciliação entre todos os colombianos significam uma notícia de grande satisfação para os portugueses. Disse, ainda, que Portugal partilha com a Colômbia laços fraternos e não deixará de trabalhar lado a lado pela implementação da paz.

“Portugal contribuirá com meios humanos e financeiros, tanto para a força de estabilização como para o fundo fiduciário, criados para o efeito”, afirmou o presidente de Portugal.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias