Conselho de Ética do Senado vai eleger presidente na próxima terça-feira

Publicado em 31/05/2017 - 17:15 Por Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A primeira reunião do novo Conselho de Ética do Senado foi marcada para a próxima terça-feira (6). O senador João Alberto Souza (PMDB-MA), membro mais idoso do colegiado, fez hoje (31) a convocação dos demais conselheiros para o encontro.

Na reunião, os senadores vão eleger o presidente e vice-presidente do colnselho, que foi escolhido ontem no Senado. O novo presidente terá como primeira tarefa decidir sobre o prosseguimento de representação formalizada pela Rede contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) por quebra de decoro parlamentar.

Será dele a prerrogativa de arquivar a representação ou determinar a abertura do processo que pode culminar na cassação do mandato do senador mineiro. Aécio está com o mandato suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em razão de denúncias feitas em delação premiada pelo empresário Joesley Batista, do grupo J&F.

Batista teria dado a Aécio Neves R$ 2 milhões. O valor, segundo o empresário, era de propina em troca da indicação de um diretor para a empresa Vale. Aécio alega que pediu o dinheiro como empréstimo e que foi vítima de uma armadilha de Batista, que já tinha o intuito de firmar a delação.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias