Airton Sandoval será o relator de denúncia contra Lindbergh no Conselho de Ética

Publicado em 05/09/2017 - 17:37 Por - Brasília

Brasília - Senador Lindbergh Farias durante sessão do Conselho de Ética que arquivou denúncia contra as seis senadoras que ocuparam a Mesa do Plenário durante votação da reforma trabalhista (Fabio Rodrigues Pozze

Lindbergh Farias durante sessão do Conselho de Ética que arquivou denúncia contra senadoras que ocuparam a Mesa do Plenário durante votação da reforma trabalhistaFabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

O senador Airton Sandoval (PMDB-SP) foi sorteado para ser o relator do processo contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. O presidente do conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), aceitou denúncia contra Lindbergh por quebra de decoro em razão do comportamento exaltado do petista em reunião do colegiado que tratava do caso de seis senadoras que ocuparam a Mesa Diretora do Senado durante a votação da reforma trabalhista.

Na ocasião, Lindbergh se exaltou ao defender as colegas de oposição, que também tinham sido alvo de denúncia em decorrência da ocupação da Mesa. No dia da escolha do relator do caso delas, Lindbergh disse que a situação era uma “palhaçada” e tentou evitar que a reunião prosseguisse. No fim, os membros do conselho votaram contra o prosseguimento da denúncia contra as senadoras, mas o senador José Medeiros (PSD-MT) apresentou nova denúncia contra o senador petista.

Agora, o senador Airton Sandoval terá cinco dias úteis para avaliar a denúncia e apresentar um relatório preliminar recomendando seu prosseguimento ou arquivamento. Se ele recomendar o prosseguimento, e os membros do conselho concordarem, o processo será iniciado com a fase de apuração dos fatos e coleta de provas.

Por se tratar de denúncia e não de representação, as penas às quais o senador pode ser submetido são mais leves, como advertência. Se o relator considerar que o caso foi grave, no entanto, pode pedir a conversão da denúncia em representação, que poderia levar à cassação do mandato. Ainda não há data marcada para a próxima reunião do Conselho de Ética.

Edição: Juliana Andrade

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra covid

O Instituto Butantan deve concluir em outubro ou novembro os testes com cerca de 9 mil voluntários em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Agente penitenciário
Geral

Agentes prisionais tiveram saúde mental abalada na pandemia

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas coletou informações sobre a percepção dos profissionais sobre impactos da pandemia no trabalho, no bem-estar e nas relações com os presos.

Poupança
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos na caderneta superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado. Nos sete primeiros meses do ano, captação acumulada chega a R$ 111,58 bilhões.

Justiça

Órgãos assinam termo de cooperação sobre acordos de leniência

O TCU passa a participar das negociações conduzidas pela CGU, AGU e MPF na celebração de acordos de leniência com empresas acusadas de desviar recursos públicos.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantã começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano, disse Dimas Covas.

João Menezes ganhou o ouro pan-americano em 2019
Esportes

Tenistas brasileiros embarcam domingo para se juntar à Missão Europa

Entre os convocados está João Menezes, ouro no Pan de Lima (Peru). Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni também estão de malas prontas rumo a Portugal.