Após Cúpula do Brics, Temer desembarca em Brasília na noite de hoje

Publicado em 27/07/2018 - 11:03 Por Da Agência Brasil - Brasília

O presidente Michel Temer volta hoje (27) ao Brasil, depois de ter participado da 10ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Joanesburgo (África do Sul). Ele  embarcou em torno de meio-dia (horário local) e deve chegar a Brasília às 20h50.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, afirmou que Temer deixou Joanesburgo antes do fim da Cúpula para evitar que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), assumisse a Presidência da República, pois está na linha sucessória, e pode ameaçar o direito de não poder concorrer às eleições. A limitação consta da Constituição Federal.

“ Temer tem que estar no Brasil a tempo de o presidente do Senado entrar no território nacional sem correr o risco de ficar inelegível. Eunício Oliveira tem uma reunião amanhã [28], que é a convenção [estadual] do MDB no seu estado e ele precisa chegar a tempo. Não houve prejuízo porque o presidente fez o que precisava fazer”, disse o chanceler.

Antes de retornar ao Brasil, Temer participou da reunião dos Chefes de Estado e de Governo do Brics com os países do Brics Outreach África (Ruanda – Presidente da União Africana, Angola, Botsuana, Etiópia, Gabão, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Senegal, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbábue) e do Brics Plus (Argentina, Egito, Jamaica e Turquia).

 

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias