Câmara aprova projeto que transfere terras da União para RR e AP

Matéria segue para análise do Senado

Publicado em 29/04/2020 - 21:35 Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) o projeto de lei que facilita a transferência definitiva para os estados de Roraima e do Amapá de terras pertencentes à União. A matéria segue para análise do Senado.

A proposta foi construída para retomar o texto de medida provisória editada pelo governo no ano passado, que perdeu a validade. Na ocasião, o Poder Executivo decidiu adotar medidas para a regularização fundiária nos dois estados após episódios de incêndios na área da Amazônia Legal que tiveram repercussão internacional.

A transferência das terras previstas no texto já estava prevista em leis anteriores desde 2009, mas não foi implementada por exigências burocráticas para a comprovação da posse de alguns terrenos, que deveriam ser excluídos da transferência aos estados. A MP tentava simplificar as exigências para a comprovação de propriedade dessas terras e “resguarda os direitos adquiridos dos beneficiários de títulos expedidos pela União, sem registros cartoriais”, mas perdeu a validade sem ser analisada.

O texto prevê que as terras transferidas aos estados de Roraima e do Amapá deverão ser preferencialmente utilizadas em atividades agropecuárias diversificadas; de desenvolvimento sustentável, de natureza agrícola ou não, e projetos de colonização e regularização fundiária. 

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias