História Hoje: Escritor português José Saramago nascia há 94 anos

Escritor português José Saramago nascia há 94 anos

Publicado em 16/11/2016 01:04 Por Apresentação Patrícia Leite - Brasília

Há noventa e quatro anos nascia em Golegã, Portugal, José de Souza Saramago. Considerado um dos mais importantes romancistas contemporâneos, ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1998, e Prêmio Camões, em 1995, sendo este o mais importante prêmio da Língua Portuguesa.

Saramago publicou dezoito romances, sendo o livro “Ensaio Sobre a Cegueira”, adaptado para o cinema em 2008, sob a direção do cineasta brasileiro Fernando Moraes, uma de suas obras mais populares. Filho de agricultores, tinha dois anos de idade quando sua família se mudou para Lisboa. Desde cedo se interessava pelos estudos e pela cultura, entretanto não conseguiu entrar para a universidade. Mas sempre foi fascinado pelos livros e visitava, com frequência, a Biblioteca Municipal Central, no Palácio Galveias.

Em 1947, aos 25 anos, Saramago publicou o primeiro romance: Terra do Pecado. Dezenove anos depois, troca prosa pela poesia, e lança em 1966, “Os Poemas Possíveis”. Saramago só retornou ao texto ficcional em 1977, com o romance Manual de Pintura e Caligrafia.

Entre 1980 a 1991, ele publicou quatro romances. Em todos eles Saramago provocou uma polêmica, ao criar uma espécie de interpretação da "história" oficial, entre eles, está o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Neste livro, Saramago questiona o sofrimento e a morte e porque não dizer questiona, inclusive, o lugar de Deus.

Entre 1995 e 2005, Saramago publicou mais seis romances, dando início a uma nova fase em que os enredos não se desenrolam mais em locais ou épocas determinados. Nessa fase, Saramago se preocupa e questiona a face de uma sociedade capitalista e põe na berlinda o papel da existência humana.

Saramago morreu no dia 18 de Junho de de 2010, aos 87 anos de idade, na sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, vítima de leucemia.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique