História Hoje: Conheça as origens e os significados do Dia do Folclore

Conheça as origens e os significados do Dia do Folclore

Publicado em 22/08/2017 01:27 Por Apresentação Carmen Lucia - Brasília

Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e de uma região.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber.

Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro. Foi criada para ressaltar a importância e a valorização das manifestações folclóricas do país.

Quem não se lembra das cantigas de roda? De personagens como Curupira, Caipora e de tantas outras figuras, fruto da imaginação popular?

Quem não se lembra da lenda do Uirapuru, nome comum a diversas aves, e que inspirou um mito indígena sobre uma linda história de amor? Da encantadora Yara, a bela índia que dorme na Vitória Régia e a todos encanta?

Religiosidade, crenças e fé, contos, poemas e poesias também são ingredientes do nosso folclore, que reflete ainda aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

Renato Almeida, Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo são alguns dos estudiosos dessa manifestação popular. Entre os escritores, Ariano Suassuna e Clarice Lispector retrataram aspectos do folclore em textos e livros, ressaltando a riqueza e a importância das histórias de nossa cultura.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique