Correios lançam selo em homenagem ao centenário de Nelson Gonçalves

Correios lançam selo em homenagem ao centenário de Nelson Gonçalves

Publicado em 21/06/2019 19:45 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores da história da música brasileira, é comemorado nesta sexta-feira, dia 21 de junho. E, para marcar a data, os Correios lançam um selo que será apresentado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, onde o artista nasceu.

Dono de uma voz marcante e considerado o maior intérprete do Brasil, Nelson Gonçalves vendeu mais de 80 milhões de discos, conquistando, assim, o título de Rei do Rádio nos anos 40.

Antônio Gonçalves Sobral era o nome de registro, depois alterado em cartório pelo próprio artista para Antônio Nelson Gonçalves. O cantor se mudou para São Paulo ainda criança e no final da década de 1930, veio para o Rio de Janeiro para participar de testes nas principais emissoras de rádio da época.

Mas foi na capital paulista e a partir de muita insistência, que ele recebeu o primeiro convite para gravar a valsa “Se eu pudesse um dia”, de Orlando Monella e Oswaldo França. Esse foi o começo da carreira do artista, com a gravação do primeiro disco, em 1941.

Antes, no entanto, ainda jovem, trabalhou como jornaleiro, mecânico, engraxate e lutador, mas tinha na música sua grande paixão. Era gago e por isso ganhou o apelido de metralha. Foi aluno do maestro Bellardi, quem o aconselhou a se dedicar ao estilo popular. Nelson Gonçalves morreu em 1998.

Aos fãs do "Rei da Boemia", o selo dos Correio estará disponível nas principais agências de todo o país e também na loja virtual. A emissão tem tiragem de 20 mil folhas, cada uma com 20 selos. A unidade sai a R$ 1,30.

A peça é estampada com uma imagem do artista em preto e branco, e uma aplicação dourada nos dizeres “Nelson Gonçalves – Centenário”. Abaixo, a frase “A maior voz do Brasil”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique