Theatro Municipal do Rio comemora seus 111 anos com exposições, apresentações e lives

Casa comemora 111 anos com exposições e lives

Publicado em 13/07/2020 15:55 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora nesta terça-feira (14) 111 anos. A data, que sempre foi uma oportunidade para a população conhecer a casa histórica e conferir espetáculos gratuitamente, desta vez, por causa da pandemia, terá uma comemoração virtual incluindo apresentações, lives, exposições e atividades educativas.

A festa também é comemorada com depoimentos em vídeos, que já começaram a ser disponibilizados na internet, sobre a importância do Theatro Municipal e a cultura do país. Ao todo, 111 participações de artistas e funcionários da casa serão publicados até o final do mês.

Nora Esteves, primeira bailarina, comenta como fará falta o contato com o público neste ano.

A programação, nesta terça, terá lives às 11h, 15h e 18h, pelas redes sociais do Theatro, para discutir os caminhos da cultura no pós-pandemia e o papel do Theatro Municipal.

Uma releitura do espetáculo Lago dos Cisnes, chamada A Margem, com seis episódios, também estará disponível ao longo do dia. O público poderá, ainda, conferir uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Municipal, em 1910.

E, mesmo nesses novos tempos impostos pelo coronavírus, o parabéns está juntando muita gente. O cantor Gilberto Gil é um dos que aplaudem os 111 anos do Theatro Municipal.

A atriz Glória Pires destaca o legado da Casa.

Leila Lopes, que é camareira no municipal há 30 anos, promete comemoração em dobro no ano que vem.

A comemoração pelos 111 anos do teatro ícone do Rio também está realizando um concurso de fotografias, que convida a população a compartilhar nas redes sociais uma lembrança do teatro, que tenha sido tirada em alguma visita ou espetáculo com a hashtag #111anostheatromunicipal. As melhores fotos serão expostas nas redes da Casa e concorrerão a prêmios.

Outra iniciativa, do Centro de Documentação do Theatro Municipal, vai disponibilizar nesta semana a exposição sobre Antônio Francisco Braga, o primeiro maestro da Orquestra Sinfônica, com vídeos e fotos. A programação inclui ainda um Quiz educativo para crianças com perguntas sobre importantes nomes da nossa cultura.

* Com a colaboração de Alana Gandra, da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique