História Hoje: Rosa Parks iniciava em 1955 desobediência civil contra racismo

Rosa Parks iniciava em 1955 desobediência civil contra racismo

Publicado em 01/12/2016 02:47 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Primeiro de dezembro de 1955. Rosa Parks, uma costureira negra norte-americana se recusa a ceder o lugar a um homem branco nos Estados Unidos. Foi durante uma viagem de ônibus no estado do Alabama, região sudeste do país. Ela acabou presa.

As primeiras filas de assentos nos ônibus eram reservadas para os passageiros brancos. Por lei, os negros tinham que ocupar os lugares detrás nos transportes coletivos. Rosa Parks estava indo pra casa e sentou-se num dos lugares situados na parte central do veículo interurbano.

Mas o motorista, um homem branco, mandou que ela e outros três negros mudassem de lugar para que brancos recém-embarcados ocupassem esses assentos. Rosa Parks se negou a obedecer a ordem e permaneceu sentada. Acabou presa.

Rosa Parks era ativista dos direitos civis. A prisão dela resultou num boicote generalizado dos negros ao transporte público na cidade de Montgomery, capital do Alabama. Os negros caminhavam vários quilômetros, xingados e agredidos por brancos. As empresas de transporte começaram a acumular prejuízos. O protesto espontâneo e silencioso de Rosa Park resultou num ato de desobediência civil com a participação do então jovem pastor Martin Luther King Junior.

Quase um ano mais tarde, a Corte Suprema dos Estados Unidos derrubou a lei de segregação racial nos ônibus de Montgomery. Quando a nova lei passou a vigorar, em 21 de dezembro de 1956, Martin Luther King e o sacerdote branco Glen Smiley entraram juntos num ônibus e ocuparam lugares na primeira fila.

Rosa Parks foi condecorada em junho de 1999, pelo então presidente Bill Clinton. Ela recebeu a medalha de ouro do Congresso norte-americano. Na cerimônia, ela ressaltou no discurso de agradecimento que a homenagem deveria servir para encorajar todos os que lutam pela igualdade de direitos em todo o mundo.

Edição: Patrícila Leite
Sonoplastia: Messias Melo

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique