Mais da metade das empresas brasileiras usam internet para vender e 78% estão nas redes sociais

57% usam internet para vender e 78% estão nas redes sociais

Publicado em 28/04/2020 21:13 Por Nelson Lin - São Paulo

78% das empresas pesquisadas no Brasil tem presença nas redes sociais; 70%  das empresas realizaram o comércio eletrônico para fazer compras e 57%, para fazer vendas. É o que mostra pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, o Cetic.br.

E, de acordo com o coordenador do levantamento, Leonardo Lins, mesmo as pequenas empresas, como aquela padaria do bairro ou a quitanda da esquina, vão precisar utilizar cada vez mais a internet para fazer negócios. E isso deve ser ainda mais impulsionado pelo isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.

Mas o uso depende dos custos e da familiaridade das ferramentas. Apenas 54% das empresas do país possuem site, ao passo que as pequenas empresas utilizam mais o Whatsapp ou Telegram para fazerem negócios, puxando o crescimento de seu uso de 42% em 2017 para 54% em 2019.

A pesquisa ainda revelou que a utilização das novas tecnologias, como big data ou impressoras 3D, pelas empresas, ainda não é muito difundida pelo país. Apenas 2% utilizam impressora 3D e 4% das empresas utilizam big data, e esses números estão dentro da média de alguns países europeus.

A pesquisa TIC empresas foi realizada em 2019 com mais de 7.000 empresas em todo o país. Os dados detalhados podem ser encontrados no cetic.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique