Pandemia da Covid-19 provoca a maior queda na confiança do comércio em 10 anos

Pandemia provoca a maior queda na confiança do comércio em 10 anos

Publicado em 27/04/2020 14:31 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou neste mês de abril a maior queda em toda a série histórica da pesquisa, iniciada há 10 anos. De acordo com a FGV, o resultado é reflexo das medidas de restrição e isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os dados divulgados nesta segunda-feira mostram que o Icom passou de 88,1 pontos em março para 61,2 pontos em abril. A pesquisa mostra que a confiança caiu em todos os seis segmentos. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, teve perda de 33,0 pontos, registrando 60,9 pontos, o segundo menor valor da série histórica, perdendo apenas para outubro de 2015, quando ficou em 58,4 pontos.

E o Índice de Expectativas, que mede a confiança, no futuro despencou 19,5 pontos e atingiu 63,2 pontos, o menor patamar desde o início da série.

Para o coordenador da Sondagem do Comércio, da Fundação Getúlio Vargas, Rodolpho Tobler, ainda é difícil observar um cenário de recuperação no curto prazo, mesmo com algum afrouxamento do isolamento social,  diante do elevado nível de incerteza e a grande cautela que é observada na percepção dos consumidores.

A edição de abril de 2020 coletou informações de 697 empresas entre os dias 1 e 24 deste mês.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique