Água desempenha papel-chave na economia do país, aponta pesquisa

Água desempenha papel-chave na economia do país

Publicado em 07/05/2020 18:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Para cada R$1 gerado pela economia brasileira em 2017, foram consumidos, cerca de  6,3 litros de água. E o setor que exigia maior volume era o da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com mais de mil litros para cada R$1 gerado.

Associado a isso, o Centro-Oeste foi a região com maior consumo, em torno de mil e 500 litros para cada real produzido. Os números são do estudo Contas Econômicas Ambientais da Água, divulgado nesta quinta-feira (07), pelo IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Águas. 

O levantamento mostra a relação entre os recursos hídricos e o valor agregado de cada atividade econômica e como a água desempenha um papel-chave no desenvolvimento do país. Revela ainda que a maior parte da água consumida pela agricultura vai para o plantio de sequeiro, que ocupa mais de 90% da área agrícola do país, e que depende exclusivamente das águas da chuva e do solo.

Mas se for descontado a água retirada do solo para este tipo de cultivo, a quantia utilizada pela agropecuária e produção florestal cai de mais de mil litros para cerca de 95 litros a cada real produzido. O estudo aponta também que o consumo total de água no país em 2017 ultrapassou 329 trilhões de litros, e esse cálculo já desconta a água que retorna para o meio ambiente.

E mais de 97% disso foi utilizado pela agropecuária e produção florestal. Já entre as famílias brasileiras, o uso per capita de água foi de 116 litros diários, chegando a 143 no Sudeste, e ficando em 83 litros no Nordeste.

Quanto ao volume de esgoto coletado em relação à quantidade água utilizada, o Sudeste também encabeça a lista com 71%, enquanto a Região norte ocupa a ultima colocação com apenas 14% da água utilizada pelas famílias retornando ao meio ambiente através da rede de coleta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique