Pandemia segura lançamentos de novos imóveis e deve derrubar vendas de abril em 38%

Pandemia segura lançamentos e deve derrubar vendas de abril em 38%

Publicado em 25/05/2020 19:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

As vendas de imóveis podem cair 38% em abril deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo estimativa do mercado imobiliário. Já os novos lançamentos devem cair 63%.

Os dados são de uma pesquisa feita com empresários da construção civil entre os dias 25 de abril e 4 de maio. O responsável pelo levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), Fábio Tadeu Araújo, destaca que, apesar da pandemia, o setor continua vendendo.

O especialista afirma que a queda maior é no lançamento de novos imóveis o que, segundo ele, deve atrasar novos investimentos no mercado imobiliário.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, ainda, nesta segunda-feira, o balanço das vendas e lançamentos de imóveis do primeiro trimestre do ano, em janeiro, fevereiro e março. Portanto, antes do agravamento da crise sanitária.

Nesse período, houve um crescimento nas vendas de 26% se comparado com o primeiro trimestre de 2019. Já os lançamentos de novas unidades habitacionais caíram 14% nos primeiros três meses do ano em comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo avaliação do setor, a construção civil vinha se recuperando desde janeiro de 2018, mas as incertezas em relação à pandemia atrasaram novos lançamentos e devem reduzir as vendas já agora em abril. Mesmo assim, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, defendeu que será a construção civil a responsável por puxar a retomada do crescimento.

O balanço ainda revelou o peso do programa Minha Casa Minha Vida para setor. Dos lançamentos e vendas realizadas no primeiro trimestre do ano, mais da metade são de imóveis do programa. 57% dos lançamentos e 55% das vendas dos três primeiros meses do ano foram de casas e apartamentos do Minha Casa Minha Vida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique