Na Trilha da História: Hiperinflação no Brasil, período em que a alta de preços chegou a 2000%

Hiperinflação no Brasil, período em que a alta de preços chegou a 2000%

Publicado em 11/04/2019 14:47 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre a hiperinflação que se instalou no Brasil na década de 80 e no início da década de 90. Noss entrevistado é o economista Alexandre Andrada, professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. 



Os anos 80 são conhecidos como a década perdida. O cenário era de queda no crescimento econômico, alta dívida externa e inflação galopante, chegando a 242% no acumulado do ano de 1985. Em fevereiro de 86, o então presidente José Sarney anunciou o Plano Cruzado, que estabeleceu o congelamento de preços.



A inflação foi a zero. A população comemorou e foi em massa às compras, gerando até desabastecimento nos supermercados. O plano Cruzado falhou depois de oito meses e a inflação voltou a subir. Outros planos que previam o congelamento de preços foram colocados em prática, mas nada parecia dar jeito na inflação. Em 1989, ela bateu a marca do dois mil por cento. Em 1990, tomou posse na presidência Fernando Collor de Melo e logo no início do governo a ministra da economia, Zélia Cardoso, anunciou uma nova solução para o combate à alta de preços: o sequestro das poupanças.



O Plano Collor não deu certo e naquele ano a inflação superou 1600%. A situação só foi normalizada a partir do Plano Real, colocado em prática em 1994.

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o economista Alexandre Andrada, músicas da época do Milagre Econômico. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique