Na Trilha da História: Tiradentes, o único inconfidente mineiro executado pela coroa portuguesa

Tiradentes, o único inconfidente mineiro executado pela coroa portuguesa

Publicado em 17/04/2019 16:18 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando o Na Trilha da História! Hoje nosso tema é Tiradentes, o personagem mais lembrado da Inconfidência Mineira. Nosso entrevistado é o jornalista Lucas Figueiredo, autor do livro “O Tiradentes”, lançado pela Companhia das Letras. O autor nos conta que Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 na fazenda da família, localizada entre as vilas de São João del-Rei e São José, em Minas Gerais.

O mineiro perdeu os pais ainda criança, ficando aos cuidados do padrinho. Com ele, aprendeu a arte de tirar dentes e o ofício lhe deu o apelido que o tornou famoso na História do Brasil.
 

Aos 29 anos, Tiradentes entrou para a carreira militar com a patente de alferes, a mais baixa entre os oficiais. Durante cerca de uma década, exerceu a profissão com honestidade e responsabilidade, mas nunca foi promovido. Depois dos 40 anos, o mineiro cansou de esperar por reconhecimento. Juntou-se a um grupo de pessoas insatisfeitas com os altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa e ajudou a bolar um plano para livrar Minas Gerais dos domínios de Portugal.
 

Era 1789. Naquele mesmo ano, seria deflagrada a Revolução Francesa, a grande revolta popular contra o poder absoluto da monarquia. Treze anos antes, os Estados Unidos já haviam se separado da Inglaterra. Mas, no Brasil, o plano dos conjurados mineiros não deu certo e a Coroa prendeu vários conspiradores.
 

Tiradentes passou quase três anos preso e foi o único dos inconfidentes a receber a pena capital. Em 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado, decapitado e esquartejado. Trinta anos depois o Brasil enfim conquistaria a independência de Portugal.
 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegram com Lucas Figueiredo, músicas sobre Tiradentes. Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique