Na Trilha da História: Maria Antonieta, a rainha que foi decapitada durante a Revolução Francesa

Maria Antonieta, a rainha que foi decapitada durante a Revolução Francesa

Publicado em 24/07/2019 21:47 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos conversar sobre uma das mais célebres personagens da história francesa: a rainha Maria Antonieta, a soberana que foi decapitada durante a Revolução Francesa. Nosso entrevistado é Ricardo Drummond Neto, autor do site e do livro “Rainhas Trágicas”. Ele nos ensina que a arquiduquesa austríaca Maria Antonieta se casou em 1770 com o delfim da França, o futuro rei Luís XVI.

(Ricardo Drummond Neto)

O comportamento da rainha escandalizava a nobreza e gerou uma série de boatos e de publicações difamatórias.

(Ricardo Drummond Neto)

A Revolução Francesa, que derrubou a monarquia absolutista, estourou as ruas de Paris em 1789, com a tomada e queda da bastilha, uma prisão da cidade. Quatro anos depois, Maria Antonieta teve um fim trágico: o rei e a rainha perderam a cabeça na guilhotina em praça pública.

(Ricardo Drummond Neto)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o historiador Renato Drummond Neto, músicas da trilha sonora do filme “Maria Antonieta”, dirigido por Sofia Coppola. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até a semana que vem, pessoal! Tchau, tchau!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique