Pesquisa inédita aponta que vagas no ensino presencial é menor que no EAD

Pesquisa inédita aponta que vagas no ensino presencial é menor que no EAD

Publicado em 19/09/2019 21:03 Por Sayonara Moreno - Brasília

Pela primeira vez na história, o número de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior à distância foi maior que as ofertadas para o ensino presencial, no Brasil. Segundo o Censo da Educação Superior 2018, divulgado nesta quinta-feira, pelo MEC, o número de alunos que frequentaram cursos a distância foi, pela primeira vez também, maior do que o número de alunos dos cursos presenciais. Segundo o presidente do INEP, Alexandre Lopes, isso se deve à melhora nas tecnologias.

Entre os estudantes da rede privada, 45% escolheram o ensino à distância, o chamado EAD.  Enquanto essa modalidade ofereceu mais de sete milhões de vagas no ano passado, foram mais de seis milhões oferecidos para a graduação presencial.

O levantamento mostra, ainda que, no Brasil, dos cerca de oito milhões de alunos do ensino superior, 75%, ou seja, seis milhões, estavam na rede particular. Os outros dois milhões estudam em universidades federais, estaduais ou municipais. Entre os que estudam em faculdades pagas, quase 47% têm algum tipo de financiamento, como PROUNI e FIES.

Alexandre Lopes também explica que o grau de desistência também chama atenção, principalmente nos cursos de Licenciatura. Segundo ele, nos cursos de Física, por exemplo, a cada 10 estudantes que se matriculam, apenas dois se formam.

O levantamento também revela que o Brasil tem mais de duas mil e 500 instituições de graduação, e que o rendimento no ENEM 2017 foi melhor entre os estudantes de ensino público federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique