Pesquisa mapeia desafios e alternativas do ensino público durante a pandemia

Pesquisa mapeia desafios e alternativas no ensino público

Publicado em 19/06/2020 12:30 Por Gésio Passos - Brasília

“A Educação Não Pode Esperar”: 82% dos municípios apresentaram estratégias para a oferta de aulas e conteúdos pedagógicos de forma remota durante a pandemia. O resultado foi apresentado pela pesquisa desenvolvida pelo Instituto Rui Barbosa, órgão de apoio aos tribunais de contas, e pelo centro de pesquisa IEDE - Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional.

Muitos municípios afirmaram não realizar nenhum planejamento para aulas online por causa das dificuldades de alunos, que não teriam acesso à internet, computadores e meios para video aulas de forma remota. Além disso, alguns municípios relataram não ter recursos para investir nesses processos.

O risco é que a desigualdade do país aprofunde o descompasso do ensino durante a pandemia, afetando diretamente o direito à educação previsto na Constituição Federal.

Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, afirma que a pandemia trouxe um grande impacto para a educação brasileira.

Enquanto isso, outras redes de ensino investiram nas ferramentas de aulas ao vivo, com utilização massiva de ferramentas de mensagens, principalmente o Whatsapp.

A oferta de conteúdo também varia em relação a fase educacional. Enquanto no ensino infantil o envio de conteúdos pelo sistema escolar se dá semanalmente, no ensino fundamental e médio a oferta ocorre quinzenalmente.

Ernesto Faria, diretor-fundador do IEDE e coordenador da pesquisa, afirma que para o ensino ser efetivo é preciso que as escolas estejam preparadas.

Outro ponto que é destaque na pesquisa é a baixa preparação dos professores para o desenvolvimento de atividades à distância, com apenas 39% das redes de ensino ofertando essa formação.

A preparação para o retorno as atividades presenciais é uma preocupação para 84% das escolas. Nesse retorno, que pode prever a continuidade de algumas atividades à distância, uma grande preocupação será o abandono escolar e o desnível entre estudantes, dependendo de uma ação ainda mais planejada da rede pública de ensino.

Ernesto Faria fala sobre a necessidade das secretarias de educação planejarem ações que garantam a continuidade dos jovens nas escolas.

Segundo a pesquisa, 79% das secretarias de educação já possuem alguma estratégia para evitar o abandono e 82% para fazer um diagnóstico sobre como suprir a defasagem.

A preocupação com uma ampliação do financiamento da educação é ainda maior para o conselheiro Cezar Miola. O debate no Congresso Nacional sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o FUNDEB, passa a ser essencial no contexto da pandemia.


                                                  
A pesquisa “A Educação não pode esperar” foi realizada por amostra em 232 redes de ensino municipais e 17 estaduais em todas as regiões do país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique