Fiocruz começa a produzir teste para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Fiocruz começa a produzir teste para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Publicado em 22/12/2016 22:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A FioCruz, Fundação Oswaldo Cruz, iniciou a produção dos primeiros lotes de teste simultâneo de zika, dengue e chikungunya, para atendimento no Sistema Único de Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do teste, chamado de Kit ZDC, nesta segunda-feira(22).

O kit detecta o material genético dos três vírus em tempo real e o resultado é obtido no mesmo dia. Ele também permite o diagnóstico na fase aguda da doença, quando os sintomas clínicos das três infecções se manifestam e necessitam de um diagnóstico preciso e discriminatório.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, afirmou que a inovação faz parte dos esforços contra a grave situação do vírus zika e da microcefalia.

O kit pode ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente. De acordo com a Fiocruz, as entregas se darão conforme a demanda do Ministério da Saúde.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique