História Hoje: Aracaju, capital de Sergipe, era fundada há 162 anos

Aracaju, capital de Sergipe, era fundada há 162 anos

Publicado em 17/03/2017 04:10 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

No dia 17 de março de 1855, era fundada a capital do estado de Sergipe: Aracaju.

O nome tem origem tupi e significa Cajueiro dos Papagaios. A lei que criou a capital também elevou o antigo povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de município.

A localidade foi escolhida como sede administrativa de Sergipe pelo presidente da Província, Inácio Joaquim Barbosa, e foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. Seu desenho lembrava um tabuleiro de xadrez.

A nova capital nasceu por necessidade de ordem econômica, para substituir São Cristóvão, que era a antiga sede da Capitania de Sergipe, mas ficava longe do mar. A mudança atendeu à pressão de senhores de engenho, que cobravam a construção de um porto para o escoamento da safra de açúcar.

Aracaju é uma cidade litorânea, cortada por rios como o Sergipe e o Poxim.

A localidade transformada na capital de Sergipe foi habitada por um cacique chamado Serigy, tido como cruel e temido e morto mais de duzentos anos antes do povoamento de Aracaju.

A capital sergipana é considerada como cidade de hábitos de vida mais saudáveis e com menor índice de fumantes do Brasil. O custo de vida também é indicado como um dos menores do país.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Produção: Salete Sobreira
Sonoplastia: Messias Melo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique